sexta-feira, 23 de abril de 2010

CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

Ap 2

A Igreja que estava em Esmirna não recebeu qualquer tipo de censura do Senhor Jesus. Ela tem sido um modelo e uma inspiração para os crentes, durante dois milênios.

1. A IDENTIDADE PESSOAL DE CRISTO (v. 8)
a. Isto diz o primeiro e o último.
Um dos títulos de Jesus. Projeta Sua eternidade e preexistência.
b. que foi morto, e reviveu.
Importância de Sua morte e ressurreição, os pilares de nossa redenção.

2. O DIAGNÓSTICO DA IGREJA EM ESMIRNA (v.9)
a. Conheço as tuas obras.
Nossas obras estão diante do Senhor.. “Todas as coisas estão nuas e patentes diante Dele”.
b. e tribulação.
Por que tribulação no singular? Ou pode significar uma tribulação específica que a Igreja experimentou, ou quer significar que ela vivia em um estado de permanente aflição.
c. e pobreza.
Pobreza não é maldição. É circunstância de vida. Deus declarou a Moisés que sempre existirão riqueza e pobre na Terra. Aqueles que pregam que pobreza é sinônimo de maldição esquecem-se da vida de Paulo e sobretudo do exemplo de Cristo.
d. (mas tu és rico)
A ótica divina é bem diferente da humana. Para a sociedade, valem os ricos, por não serem pobres. Para Deus muitos e muitos pobres são infinitamente mais ricos que os “ricos deste mundo”.
e. e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
A Bíblia se refere muito aos falsos: falsos irmãos, falsos judeus, falsos profetas, falsos doutores, falsos apóstolos, etc.É lament[avel constatar que alguns lugares teoricamente consagrados a Deus (sinagogas) chegam a se transformar em reduto de Satanás.

3. PALAVRAS DE ÂNIMO E ADVERTÊNCIA (v.10)
a. Nada temas das coisas que hás de padecer.
O Senhor não promete impedir nossas aflições. Ele garante estar conosco. Davi falou disto com sublimidade no salmo 23.

4. PALAVRAS PROFÉTICAS
a. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados.
Jesus identifica a atuação de Satanás. A importância de suportar e vencer as tentações. A tentação não é um pecado em si mesma, mas é uma vereda que pode findar com a prática do pecado.
b. e tereis uma tribulação de dez dias.
O número 10 na Bíblia. Esses dias são universalmente interpretados como sendo o período de governo dos dez imperadores romanos, os quais perseguiram impiedosamente a Igreja.

5. PALAVRAS DE ESPERANÇA (v.11)
a. Sê fiel até à morte.
A doutrina da fidelidade aparece ao longo das Escrituras Sagradas. Desde Abel, Enoque e Noé, os fiéis são sempre lembrados com distinção. Paulo declarou: “Convém que o despenseiro se ache fiel”, I Co 4.2.
b. e dar-te-ei a coroa da vida.
Por que os crentes serão coroados? Por causa da justiça graciosa de Deus e devido ao seu trabalho, aprovado pelo Senhor.
c. O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
A primeira morte está destinada a todos os homens. A segunda somente será experimentada pelos que rejeitarem a Cristo. Quem nasce apenas uma vez, chega a morrer duas. Quem nascer duas vezes, somente morrerá uma.

Nenhum comentário: