segunda-feira, 31 de maio de 2010

CRISTO NO LIVRO DE GÊNESIS

1. A Bíblia foi escrita primordialmente para enfocar a Obra da Redenção efetuada por Deus e destinada à raça humana.

2. Jesus Cristo é o Agente Central desse monumental Plano. Embora ocasionalmente o AT mencione o Pai como Redentor, é no NT que se detalha com minúcias todo o projeto da Redenção, o qual foi plenamente executado e consumado pelo Filho.

3. Não poucas pessoas têm tido certa dificuldade em identificar Cristo no AT, mas à medida que navegam nas águas benditas do Cânon Sagrado percebem a presença real do Filho de Deus.

4. Referindo-me especificamente ao primeiro capítulo de Gênesis, lembro que a forma original do verbo criar, usado por Moisés, aparece no singular, enquanto o sujeito pessoal é plural. Ou seja, o Deus Criador envolve mais de uma Pessoa, porém o ato criador foi tarefa de UM DEUS, visto que Elohim é forma plural, mas barah é singular.

5. Portanto, ali estava o Filho.

6. A decisão específica de criar o homem volta a apontar para a pluralidade de pessoas, bem como para a unicidade da Divindade.

7. Quando, em Gn 1.26,27, Alguém Divino decide essa criação utiliza a forma verbal FAÇAMOS. É impossível que Deus estivesse convocando Seus anjos para essa tarefa, pois a eles os homens não se assemelham, senão ao próprio Deus que é Trino e Triuno.

8. O Deus da Bíblia possui uma só divindade, a qual se manifesta em 3 Pessoas. O ser humano é uma unidade indivisível, mas se compõe de espírito, alma e corpo, I Ts 5.23.

9. Não existe qualquer motivação politeísta na Bíblia, assim como não existe fundamento para o Unitarismo.

10. Mais adiante, no Gênesis, Deus declara que o homem se parece com UM DE NÓS. Não com os 3, senão com apenas um. Nessa época o homem havia herdado o pecado de Adão e consequentemente perdera as peculiaridades espiritual e moral da criação, no entanto a UM dos 3 se assemelharia. Basta recordar que os netos de Adão nasceram à semelhança de seus pais, Gn 5.1,2.

11. A quem, portanto, seria semelhante esse UM DE NÓS, senão ao Filho, que pelo processo futuro da Encarnação se tornaria homem?

12. A Bíblia proclama exaustivamente a unicidade de Deus. O AT prima pela revelação monoteísta, a fim de manter Israel distante das crenças pagãs politeístas dos povos de então.Como escreveu H P Liddon, “a crença na unicidade de Deus era o objeto central e dominante da literatura mosaica e da legislação mosaica”.

13. Uma outra ocorrência do plural nós é encontrada em 13.22. Vale a pena estudar esse texto.

14. Na sequëncia do relato de Gn 11.7 Deus decide descer à Terra e aí se inaugura o majestoso e longo ciclo de aparições teofânicas, através das quais a Segunda Pessoa da Trindade vinha a este Planeta em visitas rápidas, mas reais, numa antevisão de Sua futura vinda, “para habitar entre nós”.

15. Miquéias se referiu às suas saídas, desde a eternidade.

16. Na continuação da leitura de Gênesis começam a surgir fatos e pessoas, as quais se tornam figuras, tipos, imagens e símbolos de Cristo, tais como

a. Adão
b. Abel
c. Enoque
d. Melquisedeque,
e. Isaque,
f. José,
g. O sol (Ml 4.2)
h. A árvore da vida
i. As túnicas de pele com que Deus vestiu Adão e Eva
j. A arca
k. O cordeiro de Abraão
l. A escada de Jacó,
m. Siló, etc.

17. Uma outra preciosa forma de identificar Cristo no Gênesis é através do estudo das profecias messiânicas encontradas no livro.

18. A primeira delas está 3.15 e é chamada secularmente de proto-evangelho. Escrevendo sobre este texto, Martinho Lutero declarou que ele "abraça e contém dentro de si tudo que é nobre e glorioso que pode ser encontrado em qualquer outra parte das Escrituras".

19. Em Gn 22.18 encontra-se uma profecia que aponta para Jesus, na futura condição de descendente humano de Abraão e abençoador de toda a Terra.

20. Um sumário da visão profética de Cristo no Gênesis como Salvador pode ser assim apresentado:

a. Um salvador destinado a derrotar satanás. 3:15
b. Um salvador destinado a abençoar todas as famílias da terra, 12:3
c. Um salvador destinado a tirar os pecados, Gn 22. Jo 1.19
d. Um salvador para Israel. Gn 49:10-11 - Jd v. 14

Em conclusão, louvemos o maravilhoso e bendito Senhor Jesus por Sua presença no primeiro livro das Suas sagradas Escrituras!

Nenhum comentário: