segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ACHEI A DAVI

Texto bíblico: At 13.22,23

Intr. É notável o testemunho que as Escrituras oferecem a respeito de Davi. Seu nome aparece em cerca de 836 versículos. Neste texto é lembrado que ele foi escolhido direta e pessoalmente por Deus.

1. DEUS REJEITOU SAUL, I Sm 13.1

1.1. É profundamente triste encontrar declarações na Bíblia informando que Deus rejeitou alguém. Sua misericórdia é tão extraordinariamente grande, mas algumas vezes as pessoas se excedem em seu afastamento dos padrões divinos e isto resulta em rejeição divina. Por que Deus rejeitou Saul?

1.1.1. Por causa de seu coração infiel

1.1.2. Por causa de seu espírito de rebelião

1.1.3. Por causa de sua desobediência

1.2. A rejeição de Saul o fez ficar fora do plano de Deus. Mas Deus nunca perde uma batalha. Ele sempre tem alguém “de reserva” para os casos de infidelidade crônica, como aconteceu com Saul.

2. DEUS ESCOLHEU DAVI

2.1. A escolha de Davi é algo inquestionável na Bíblia. É deveras salutar recordar algumas razões pelas quais se deu essa escolha:

2.1.1. Para cumprir a vontade soberana de Deus.

2.1.2. Para que Davi viesse a executar os planos de Deus, bem como vencer os Seus inimigos. Davi foi um guerreiro incansável e Deus o fez um de Seus grandes heróis.

2.1.3. Para ser um ancestral humano de Jesus. O Novo Testamento inicia com a afirmação de que Jesus veio de Davi, Mt 1.1. Ele apreciava ser chamado de filho de Davi. Saul era da tribo de Benjamim, mas Davi era da de Judá, a tribo anunciada por Jacó e por Moisés, a tribo do Messias.

2.2. A ESCOLHA DE DAVI NÃO FOI HUMANA. Nenhum homem escolheria Davi para ser o rei de Israel. Os seus próprios irmãos o desprezavam e não confiavam nele. Essa escolha nem foi de Saul nem de Samuel.

2.3. FOI DEUS QUEM O ACHOU. No primeiro capítulo de João encontramos o verbo achar relacionado com a experiência de encontrar Jesus ou encontrar uma pessoa para ser levada a Ele. Em Atos 13 o mesmo verbo (achar) é usado para Deus: Deus achou Davi. Veja 3 de suas características:

2.3.1. Filho de Jessé, um pai extremamente exemplar.

2.3.2. “Varão conforme o meu coração

2.3.3. “Que executará toda a minha vontade.

3. DAVI SE IDENTIFICOU PROFUNDAMENTE COM A VONTADE DE DEUS. Não somente não a ignorou, como também buscou-a e amou-a, de todo o coração. E finalmente, Davi foi um homem que executou a vontade de Deus.

4. DAVI FOI MIAS QUE UM, GUERREIRO: FOI UM VENCEDOR. Ele venceu o leão, o urso e o “gigante”. Alegoricamente, essas vitórias significam que Davi venceu Satanás (leão), o Mundo (urso) e a Carne (gigante). Depois dessas vitórias, Davi estava apto a sentar-se no trono, visto que para tal posição já fora ungido anteriormente.

5. DAVI FOI MUITO PROVADO, I SM 30.6. O texto sagrado afirma que ele “muito se angustiou”. Diz mais que o povo falou de apedrejá-lo. No entanto, Davi “se esforçou no Senhor seu Deus”.

Concluindo, recordemos que a vida de Davi foi coroada com suas vitórias e uma de suas mais memoráveis lembranças consiste no salmo 23. Ao Deus de Davi, que o achou, honra, glória e louvor eternamente.

Nenhum comentário: