quarta-feira, 9 de março de 2011

3 CLASSES DE AUTORIDADE MENCIONADAS NA BÍBLIA SAGRAD

A
1.    AUTORIDADE HUMANA E SECULAR
1.1. Autoridade original, concedida a Adão
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra, Gn 1.28 28
1.2. Autoridade patriarcal, concedida a Abraão.
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-tei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram, Gn 12.1-5.
1.3. Autoridade civil e legal.
Então a rainha Ester, filha de Abiail, e o judeu Mordecai escreveram cartas com toda a autoridade para confirmar esta segunda carta a respeito de Purim, Et 8.29.
Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme, Pv 29.2.
Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade, I Tm 2.1,2.
1.4. Autoridade militar.
Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz, Mt 8 8.9.
1.5. Autoridade familiar.
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra, Ef 6.1-3.
2.    AUTORIDADE RELIGIOSA
2.1. A autoridade de Moisés
2.2. A autoridade de Josué
2.3. A autoridade dos Juízes
2.4. A autoridade dos Reis
2.5. A autoridade dos Sacerdotes
2.6. A autoridade dos Profetas
3.    AUTORIDADE ECLESIÁSTICA
3.1. A autoridade da Igreja,
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Mt 16.18,19.
Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. Mt 18.15-18.
Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos, Jo 20.21-23.
Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. At 16.4
3.2. A autoridade dos Ministros,
Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze, Tt 2.15.
Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hb 13.17.
Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; Lc 9.1
Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei; II Co 10.8.
Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.  Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos  nomes escritos nos céus. Lc 10.19,20.
3.3 A autoridade dos demais líderes e obreiros.
E o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. II Tm 2.2.
Hierarquia da autoridade: Paulo – Timóteo – Homens fiéis – outros.  

Nenhum comentário: