domingo, 20 de junho de 2010

UMA BËNÇÃO CHAMADA SEGURANÇA

Em qualquer área ou dimensão da vida, é sempre agradável e proveitoso estar em segurança.
As pessoas depositam suas reservas nos estabelecimentos bancários porque sentem que eles são seguros.
Outros há que não abrem mão de morar em condomínios, por razões de segurança.
Pessoas que viajam de avião confiam em sua manutenção, uma fonte de segurança.
Na vida social, amigos são fatores de segurança.
Quem não se sente seguro em seu emprego, pode ser conduzido ao estresse.
Parques públicos, especialmente os infantis, demoram a ser liberados por causa do fator segurança.
Na vida espiritual é salutar saber que Cristo nos oferece segurança.
Um de Seus grandes desejos é precisamente nos proporcionar uma segurança espiritual adequada e constante.
Durante Seu ministério terreno Ele tratou de proporcionar segurança a quem O procurava. Isto se deu até o ultimo instante, quando o ladrão da cruz recebeu a promessa e a garantia de que seria recebido por Cristo no Paraíso, Jo 14.1-3; 14.18; Lc 23.43.
Um dos propósitos da descida do Espírito Santo ao habitar COM e NA Igreja é o de proporcionar o mesmo nível de segurança, evitando toda forma de instabilidade na vida dos seguidores do Nazareno.
Desde os tempos antigos os homens de Deus fizeram referência à segurança, como podemos recordar nos três seguintes textos:
a) E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos, Sl 78.53.
b) Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.
c) Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
Cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade em conhecer o propósito de Deus e viver de tal maneira que possa alcançar e desfrutar as bênçãos a ele inerentes, inclusive a da segurança, II Pe 1.10.
Embora na atualidade as populações das grandes cidades vivam em permanente estado de inquietação e medo devido a ausência de segurança, a Bíblia declara que nós podemos ter segurança - I Jo 5.13; 3.14.
Não admira que Paulo tanto apreciasse saudar as igrejas com a palavra de graça e paz, visto que a segurança se origina na paz, Rm 4.16,
Assim como a salvação não resulta das obras humanas, igualmente a segurança é uma provisão de Deus para nós. Ela começa a brotar quando alcançamos a certeza de nossa salvação, Lc 10.20; Rm 5.2; Rm 8.15; Gl 4.5-7; II Pe 1.10.
A mensagem do Evangelho cria dentro de nós condições de segurança, Jo 3.16; Lc 13.3; At 10.43; Lc 24.46,47.
Por ser muito mais que simples emoção ou mero assentimento, a fé salvadora nos conduz ao terreno da plena segurança, Tg 2.19; Ef 2.8,9. I Ts 1.4,5; 2.13. Ela é um dos primeiros passos imprescindíveis à posse da segurança efetiva e real.
A segurança é administrada em nós pelo Espírito Santo, visto que Ele testemunha em conjunto com nosso próprio espírito, dando-nos a certeza de sermos filhos de Deus, Rm 8.16, e então para nós tudo se tornou absolutamente novo, II Co 5.17. A experiência interna da salvação é chamada de "novo nascimento" porque produz em nós semelhanças com o nosso Pai Divino, II Pe 1.4. Cl 3.10.
O testemunho do Espírito é a sublime expressão de segurança, e todo filho de Deus deveria desejar experimentar isso de todo o seu coração.
Finalmente, devemos ocupar-nos na leitura, na meditação, no estudo e na proclamação da Palavra de Deus, devido ser ela um poderoso agente divino para nossa segurança.

Como declarou o apóstolo Paulo, RESTA, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós, Fp 3.1.

Decididamente para o cristão segurança não é meramente uma questão policial, senão uma questão altamente espiritual.

Que tenhamos nossa casa e nossos bens em segurança, mas que muito mais segura esteja a nossa vida. Para tanto, ela deve estar escondida com Cristo em Deus, de modo que será como o monte de Sião, que não se abala mas permanece para sempre.

Que Deus nos conceda sempre e sempre a bênção da segurança, o privilégio da nossa permanente estabilidade espiritual.

Nenhum comentário: